Na Kalimo estamos comprometidos com a transição do nosso processo de fabricação de acordo com uma economia amiga do clima e a nossa gestão com responsabilidade social. Reconhecemos que é um desafio, mas sempre estamos dando os passos para melhorar tendo a sustentabilidade como fator essencial.
Firmamos parceria com fornecedores selecionados para construir tecidos que são feitos com fibras sustentáveis, como: Amni Soul Eco por Rhodia, Lycra Ecomade por Lycra, Viscose Ecovero e Modal por Lenzing, e Livaeco por Birla.
-
Amni Soul Eco
“Amni Soul Eco é o primeiro fio de poliamida biodegradável do mundo. Permitindo que roupas feitas a partir dele se decomponham em menos de três anos quando descartadas corretamente em aterros sanitários. Amni Soul Eco® representa um grande avanço sustentável para toda a indústria têxtil, contribuindo assim para a manutenção do meio ambiente para as futuras gerações.” -
Modal Lenzing
“As fibras TENCEL TM Modal são predominantemente fabricadas a partir de uma fonte renovável de madeira de faia (beachwood), proveniente de floresta sustentável na Áustria e países vizinhos. Inúmeras inovações da Lenzing foram integradas na produção das fibras TENCEL Modal, protegendo recursos para gerações futuras.”
-
LYCRA® EcoMade™
“O fio LYCRA® EcoMadeTM é o primeiro fio reciclado da The LYCRA Company, produzido com 20% de material reciclado pré- consumo (resíduos coletados nas fábricas da empresa, misturados com fibra virgem em concentrações específicas). Isso reduz o desperdício e o coloca novamente em produção.”
-
Viscose EcoVero
“As fibras LENZING TM ECOVERO TM são derivadas de madeira e celulose sustentáveis, provenientes de fontes certificadas e controladas. Elas são certificadas com EU Ecolabel, que garante excelência ambiental.”
-
Livaeco
“Proveniente de florestas sustentáveis e com certificação FSC®, a fibra Livaeco by Birla CelluloseTM é feita com menor consumo de água e emissão de gases.”
-
Amni Bio
Bio Amni é a primeira poliamida 5.6 feita parcialmente de fonte renovável da Solvay, é produzida utilizando monômeros de fonte renovável e pode reduzir o consumo de energia em até 40% durante o processo de tingimento.
Os tecidos da Kalimo produzidos com fios Amni Soul Eco e Lycra Ecomade são parte da cadeia têxtil do país, cooperando para menos emissão de gases e menos uso de energia.
Certificações
Além de colaborar com fornecedores de fios para criar tecidos mais sustentáveis, nós também temos como prioridade a segurança do consumidor, oferecendo tecidos com certificações internacionais.
-
Oeko-Tex
Nossos artigos possuem a certificação Standard 100 OEKO-TEX®, que garante a ausência de qualquer substância nociva.
-
DyeClean
O DYE CLEAN® é um processo de tingimento com corante reativo que é inovador, econômico e sustentável e consiste em reutilizar o mesmo banho de tingimento em muitos lotes e tonalidades.
Meio Ambiente
Na Kalimo, as práticas sustentáveis vão além das regulamentações ambientais locais obrigatórias em vários aspectos do processo de produção. Nosso objetivo é aprimorar constantemente e ser referência sustentável em nosso país.
-
Estamparia
A KALIMO é especialista em estamparia digital, um processo ecologicamente eficiente que não utiliza pasta corante e, portanto, demanda significativamente menos uso de água em comparação
com os métodos convencionais de estamparia.
-
Água
A KALIMO valoriza a preservação dos recursos naturais. Antes de retornar ao meio ambiente, a água utilizada no processo de fabricação é tratada, removendo produtos químicos, óleo e corantes. Muitas vezes, a água utilizada em banhos de tingimento é reutilizada na fabricação de cores mais escuras. Recentemente, implementamos um sistema de captação de água da chuva, reduzindo o consumo de água.
-
Energia
A KALIMO utiliza energia limpa proveniente de gás natural. O calor gerado no processo de produção é reutilizado economizando de 20% a 30% de energia. Os gases eliminados no processo são tratados de modo a reduzir as emissões. Na Kalimo também temos uma estrutura verticalizada que nos permite tecer e acabar nossos tecidos internamente, contribuindo para menos emissão de GEE e menor consumo de energia.
Social
Nós valorizamos a diversidade.
Conheça um pouco mais sobre como é formado o nosso quadro de colaboradores.
A Kalimo pratica doações de tecidos não utilizados para organizações não-governamentais como escolas pelo Brasil.
ESG
É o conjunto de práticas e padrões com o objetivo de avaliar se a operação de uma organização é sustentável, socialmente consciente e gerenciada
de forma correta. Engloba os componentes que estão relacionados à estruturação de uma cultura e administração mais justas. Na Kalimo os critérios englobados são:
-
Environmental (Ambiente)
– Cuidados com a poluição do ar e da água;
– Diminuição dos resíduos e de consumo de recursos energéticos; Logística reversa de produtos;
– Política de negociação com fornecedores.
– Gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos para prevenir a polução do solo, água e ar;
– Redução do consumo de recursos naturais;
– Alterações em embalagens de produtos visando opções recicláveis e compostáveis. -
Social
– Taxa de turnover e absenteísmo;
– Benefícios corporativos além do salário;
– Remuneração competitiva em relação ao mercado;
– Programas de treinamento e desenvolvimento;
– A gestão de relacionamento com o cliente;
– Políticas corporativas relacionadas à diversidade e inclusão, além de prevenção ao assédio;
– Cuidados com a saúde do funcionário;
– A relação com os fornecedores.
– Cultura de acolhimento, que ofereça segurança psicológica e bem- estar emocional para os colaboradores, além de fomentar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional;
– Segurança e sustentabilidade nas instalações da empresa, tanto para os colaboradores, como clientes e consumidores; -
Governance (Governança)
– Transparência financeira e contábil;
– Gestão de riscos;
– Relatórios financeiros completos e honestos; Práticas anticorrupção;
– Responsabilidade fiscal;
– Elaboração de um sistema de compliance;
– Gestão dos riscos corporativos da organização incluindo aspectos operacionais, econômico, sociais e ambientais;
– Práticas internas e com o mercado que reforçam os princípios de transparência e ética. -